quarta-feira, 31 de maio de 2017

Mykonos, Santorini e Atenas - Grécia

Saímos de São Paulo no dia 30/05/17, as 3:50 da manhã, em um voo com duração de 12 horas até Istambul, na Turquia, e mais um vôo de uma hora para Atenas, os dois pela empresa aérea Turkish, que já é a nossa queridinha, com boa comida e poltronas confortáveis. 
Ao chegar em Atenas pegamos um outro vôo pela empresa Aegean, com duração de 20 minutos, até Mykonos, a ilha grega mais badalada do momento.
Por ser uma ilha famosa, imaginei ter um grande e moderno aeroporto, mas ao contrário disso, era muito pequeno e simples. Ficamos ali por pouco tempo, já com as malas, decidimos pegar um táxi até o centro, onde ficamos hospedados. Estávamos viajando com um casal de amigos e tínhamos quatro malas, como o táxi que pegamos era super pequeno e a bagagem não iria caber, o motorista habilmente jogou uma mala em cima da outra, pegou uma corda e amarrou para que elas não caíssem, e assim, com o porta malas aberto, seguimos para o destino. (15 euros)
Todas as chegadas são assim, deliciosas, sorriso no rosto e uma vontade enorme de conhecer um novo pedacinho do mundo!

Deixamos a mala no hotel e partimos para desbravar o centro de Mykonos, como era apenas 6hs da manhã, a ilha estava deserta, todos as lojas e grande parte dos restaurantes só abrem próximos ao almoço. Um pouco mais tarde, a cidade se transforma em um lugar agitado, com muita música, turista se trombando pelas ruelas e milhares de bares, restaurantes e lojinhas.


No meio da tarde, muito cansados, voltamos ao hotel para descansar e só retornamos as ruas à noite, quando iniciamos a degustação das deliciosas comidas gregas. Os pratos em geral são muito baratos e bem servidos. Vão desde o famoso sanduíche grego de 3,5 euros a pratos sofisticados de 20 euros. Doces e sorvetes por todos os lados, bem como, pequenos mercadinhos, onde se pode, comprar frutas, bebidas e tudo mais que precise, por um preço bem acessível.


Há várias praias famosas em Mykonos, para visitá-las, da pra alugar um carro ou ir de ônibus, o transporte mais pratico e econômico da ilha, eles saem do centro turístico, em um ponto chamado Fábricas, a cada meia hora e custa apenas 1,80 euros.
Turma maravilhosa, muitas risadas e diversão!

Para começar fomos a Paraga e Paradise, onde há muitos bares, boa comida e linda praia, tudo maravilhoso. Mykonos é o paraíso gay, então prepare-se para ver muitos casais, inclusive nus, isso mesmo, com a maior naturalidade, aqui eles ficam a vontade, são 50% dos turistas da cidade, eu nunca tinha visto tantos em um só lugar. Por volta de 16hs, todas as tardes, começam os shows, nos bares de Paradise, com mulheres e homens, seminus, dançando e te instigando a entrar na festa, se estiver a fim, suba nas mesas, dance e divirta-se.

Nós ficamos no bar Tropicana, ali você pode desfrutar as deliciosas comidas e se divertir sem hora pra acabar.

 A noite voltamos para Chora, região central turística, onde estamos hospedamos, ali está a maior concentração de restaurante da cidade, uma delicia se perder entre as ruelas, charmosas e badaladas. Acredite, você irá se perder entre as pequenas ruas, elas são um verdadeiro labirinto, e você vai mesmo, querer se perder.



Sao muitas praias para conhecer, no dia seguinte partimos para Kapari e Ornos, e seguimos a pé, até Paradise. Tirando muitas fotos e curtindo a paisagem.


Fizemos todos os passeios de ônibus, uma maneira super pratica e rápida para conhecer as praias mais distantes. Para o almoço fomos a Ano Mera, capital de Mykonos, não caiam nessa bobagem, lá não tem absolutamente nada para ver, ainda acabamos pagando super caro por um almoço que não foi grande coisa, para voltar ficamos mais de meia hora no ponto, tentando pegar transporte, e por pura sorte passou um táxi, retornando de uma corrida. A noite voltamos para o centrinho curtir a badalação, boas bebidas e comidinhas!
Já perdemos completamente a noção do tempo, são seis horas a mais que o Brasil, nós dormimos por volta de três da manhã e acordamos próximo às onze horas, até porque, não há absolutamente ninguém na rua antes das 10hs, um deserto completo.
No próximo dia fomos a Kalafati, uma praia distante, com águas cristalinas e azuis, nos rendeu boas fotos. Nesta praia só existe um restaurante, mas é um bom lugar, para passar algumas horas descansando e curtindo a paisagem exuberante.

A noite, mas cervejinhas e comidas deliciosas por entre as ruelas do centro. Antes de vir a Mykonos, lemos muito, e as recomendações, eram para ficar pelo menos quatro dias, foi exatamente o que fizemos, mas acho que dois dias são suficientes, a ilha não é tão grande assim.
E então, terminamos nossa estadia em Mykonos, quatro dias incríveis, desfrutando de todas as delicias da ilha.
Partimos para Santorini, outra ilha grega, famosa no mundo todo pelas construções, todas brancas com as cúpulas azuis.


Fizemos a viagem de navio, uma embarcação super rápida e luxuosa, percorremos os 144 km entre Mykonos e Santorini, em apenas 2:40hs. Chegamos em Santorini as 18hs, uma visão impressionante das montanhas e mar azul, impossível não se apaixonar.



A ilha é muito grande, por isso, tivemos que alugar um carro. Ficamos hospedados em Pyrgos, uma pequena vila, onde estão os melhores e mais famosos restaurantes da ilha, ali aproveitamos para se deliciar com as comidas gregas. No mesmo dia, fomos conhecer Fira, local mais famoso de Santorini, um lugar esplêndido, com belas construções brancas, muitas lojinhas e restaurante. Divirta-se aqui.
Como estamos de carro, partimos no dia seguinte para percorrer as praias mais famosas, começando por Red Beach, a mais famosa da ilha, suas rochas e areia vermelha, fazem um contraste com o mar azul, criando uma paisagem de tirar o fôlego.



































No fim da tarde fomos para Oia, que fica no final da ilha, local privilegiado para observação do por do sol, que neste período se põe as 20:30. Todos os turistas de Santorini vão pra lá ao mesmo tempo, uma verdadeira loucura. Fomos bem cedo e conseguimos um local privilegiado, para assistir essa maravilha. Este e um daqueles momentos que lembramos o quanto Deus e maravilhoso em suas criações. Passeio imperdível!


A melhor companheira de viagem!


No outro dia passamos por Perissa e Perivolos, duas praias que formam 7km de areia preta e mar azul, um ótimo lugar pra entrar no mar e desfrutar de uma boa refeição. É comum pessoas fazendo topless.



Existe um ponto alto na ilha para observação, um lugar incrível, nós subimos de carro, mas muitos aventureiros sobem a pé, provavelmente levam o dia todo para fazer o trajeto, é uma subida incrível, em algum momento senti um friozinho na barriga, pela estrada super estreita e desfiladeiro apavorante. Vá e divirta-se!

No fim da tarde partimos para Fira, tirar as fotos clássicas da Grécia, com as milhares de construções brancas na montanha, ali passeamos entre as lojinhas e restaurantes, conhecendo e desfrutando este lugar tão agradável. Prepare suas pernas, pra todos os lados escadas e mais escadas.


Dia de partir, pegamos um voo rápido de 50minutos, entre Santorini e Atenas, com a empresa Volotea.

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia, mas infelizmente não impressiona, é um lugar caótico, com muitas paredes pichadas e poluição, o que vale a pena na cidade são as construções históricas, e claro, a comida.
Ficamos apenas dois dias na cidade, por isso, ao chegar, seguimos para a principal atracão, a Acrópole mais famosa do mundo, que fica no alto de uma colina a 150 metros de altitude, construída por volta de 450 a. C., lugar para tirar a foto clássica da cidade.









Para finalizar este post, preciso citar a riquíssima gastronomia grega. Voltaria a Grecia   para poder desfrutar de todas as delicias que conheci. Entre elas esta o famoso iogurte grego, que não tem nada a ver com o que compramos no mercado brasileiro, a Moussaka, uma deliciosa lasanha de berinjela, o Gyrus, tradicional sanduíche grego, servido com batatas fritas, o Souvlaki, espetinho grego acompanhado de pão pita, com molho e saladas, o Queijo Feta, feito do leite de ovelha e de cabra, com uma textura bem diferente, alem dos frutos do mar, peixes, azeites, cafés gelados, tomates azeitonas e carne de cordeiro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário